ESCRITA CRIATIVA | A ESCOLA HÁ 50 ANOS

Publicado em Atualizado em


Uma das funções da escrita é garantir que a história é passada para as próximas gerações, podendo também funcionar como recriação de períodos históricos, revivendo-os e perpetuando-os. Nos últimos 50 anos, a educação passou por grandes transformações, facto que não é do conhecimento da generalidade dos nossos alunos. A Biblioteca Escolar, verificando esta realidade, promoveu a escrita de afetos associados ao passado da escola portuguesa, envolvendo os alunos do 4º ano em atividades de criação orientada de textos em prosa e poéticos.

No âmbito do projeto “Coleção de Afetos”, em articulação com o tema do Projeto Cultural de Escola À boleia dos 50 sonhos” e trabalho colaborativo com os docentes do 4º ano, após o encontro com individualidades que partilharam as suas experiências de estudantes à época, foram promovidas oficinas de escrita criativa, dinamizadas pela formadora Raquel Patriarca, tendo como mote “A escola há 50 anos”.

Cada turma selecionou um objeto simbólico da escola de há 50 anos que funcionou como narrador, na primeira pessoa, de textos com caraterísticas de prosa e poéticas, tendo como modelo o livro “7 X 25 – Histórias da Liberdade“, de Margarida Fonseca Santos.

#rbe50anos25abril  

#50anos25abril

ESCREVE AQUI