Aprender com a BE

O referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, enquanto instrumento de orientação dirigido à escola e às bibliotecas escolares, visa ser utilizado em iniciativas da biblioteca e em atividades de parceria, de caráter curricular ou extracurricular, devendo ser ajustado à realidade e condições de cada escola, sempre que necessário. Este referencial estrutura as aprendizagens a desenvolver pelos alunos, em cada nível/ciclo de ensino, relacionadas com as diferentes literacias, dotando as bibliotecas escolares de um conjunto de orientações definidoras da sua ação formativa e intervenção na relação transversal e articulada com o currículo.

_____________________________________________________

Aprender com a BE

Ano letivo 2017/2018

LITERACIA DA LEITURA – Turma TFC01

 O desafio  no sentido de dar resposta aos objetivos do projeto do ME sobre flexibilizazão curricular indo também  ao encontro dos objetivos do projeto Educativo do Agrupamento, nomeadamente:

 

  • 1 – Reforçar e promover o sucesso dos alunos e qualidade das aprendizagens e a consequente definição de metas e indicadores: a) reforçar a taxa de qualidade de sucesso em cada ano de escolaridade ; b) reduzir o insucesso nas áreas estruturantes de Português e Matemática.
  • 5 – Reforçar a função socializadora do Agrupamento através do desenvolvimento de sinergias com a sociedade envolvente, com o estabelecimento de parcerias e protocolos.
  • 8 – Promover uma cultura da disciplina, conscientemente assumida e valorizada pelos próprios alunos.
  • 9 – Promover iniciativas/atividades que fomentem a defesa do ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Embora de forma experimental, constituiu-se  a equipa formada pela escritora prof. Conceição Vicente, com obra publicada relacionada com as Lendas de Águeda; a professora bibliotecária, prof Clara Nogueira, a professora Aldora Queirós e a professora titular de turma Isabel Jerónimo.

Planificação

LITERACIA DOS MEDIA – Turma TRE01

“As práticas de literacia dos média visam dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado. O aluno usa os média e espaços sociais de interação e comunicação de forma ética e responsável para produzir, comunicar e participar civicamente.

A biblioteca escolar cria condições de acesso e oportunidades de aprendizagem, capacitando os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática, de forma a contribuir para a sua inclusão numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos média.”

Aprender com a biblioteca escolar
Referencial de aprendizagens associadas
ao trabalho das bibliotecas escolares
na Educação Pré‑escolar e no Ensino Básico

Estando a iniciar a descoberta da Internet onde existe um interminável manancial de informação que deve ser alvo de criteriosa seleção, os alunos da turma TRE01, no 3º ano de escolaridade, podem contar com o precioso contributo da Biblioteca Escolar para se munirem das ferramentas necessárias a uma utilização da Internet com segurança.

 

 

Aprender com a Biblioteca Escolar |Trabalho colaborativo BE | JI – Castanheira do Vouga

Projeto: Descobrir na colaboração e partilha a Magia da Natureza:
Subprojetos de trabalho colaborativo: Área docente
“ À descoberta da natureza através de Frans Krajcberg e Vicent Van Goog” Pré escolar
 “À descoberta da filosofia na natureza” Filosofia
 ” Cliques imaginados e partilhados da Magia da Natureza” TIC
 “Leituras coloridas, em palavras imaginadas e partilhadas, na Magia da Natureza e dos sentimentos e emoções.” BE O Segredo do Rio

Quando a mãe grita

“ A Magia da Natureza do Planeta Terra” Ciências
“ A Magia da Natureza dos sentimentos” Psicologia

Exploração da obra: Segredo Rio de Miguel Sousa Tavares

____________________________________________________________

LITERACIA DA LEITURA

 

Ano letivo 2016/2017

1º Ciclo

Aprender a ouvir para saber recontar

Respondendo a uma proposta da professora da turma TFC04, e numa perspetiva de trabalho colaborativo no desenvolvimento da literacia da leitura, a equipa da BE criou com a turma uma dinâmica de leitura semanal intitulada Aprender a ouvir para saber recontar.img_20170120_151652

Tendo como base de trabalho o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, foi eleborada a planificação da atividade onde constam as aprendizagens associadas ao trabalho da BE, assim como aos conteúdos curriculares.

Planificação

Obras trabalhadas:

O Livro do Natal
capa

Uns óculos para a Rita

capa

img_20170303_151316

Uma história de dedos

 capa

A que sabe a Lua?

a-que-sabe-a-lua

O G é um Gato Enroscado

No desenvolvimento da atividade e no âmbito da comemoração do Dia da Poesia, os alunos recriaram “Adições“, um dos poemas da obra trabalhada.

Dois e dois são quatro,

Já não tenho sapato.

Três e três são seis,

Ainda não vi os reis.

Quatro e quatro são oito,

Nunca comi biscoito.

Cinco e cinco são dez,

É melhor lavar os pés.

Seis e seis são doze,

O rebuçado é muito doce.

Sete e sete são catorze,

O catorze é diferente do doze.

Oito e oito são dezasseis,

Faço desenho em papéis.

Nove e nove são dezoito,

Nunca mais faço 28!

Dez e dez são vinte,

O pintor que te pinte.

A Maior Flor do Mundo

Na EB de Recardães, a biblioteca escolar iniciou a exploração da obra “A Maior Flor do Mundo“, de José Saramago, uma das indicadas para a Educação Literária no 4º ano de escolaridade.

Numa articulação com o professor titular da turma, a exploração da obra será realizada em sessões semanais, à 5ª feira, ao longo do 3º período.

Planificação

 

1ª sessão:

Recurso 1

Recurso 2

2ª sessão:

Recurso

3ª sessão:

Livro digital | A Maior Flor do Mundo

 

Pré-escolar

No JI da Castanheira, as cores e as palavras misturaram-se numa simbiose harmoniosa.
Com uma metodologia baseada na leitura de textos e imagens, explorando conceitos associados à conceção e articulação destas duas vertentes, ajudando a educar o gosto estético e artístico das crianças e as suas competências analíticas e de compreensão, a equipa da BE dinamizou um 1º momento de muitos outros que estão previstos para este ano letivo, desenvolvendo atividades, em articulação com a educadora, no âmbito das Orientações Curriculares da Educação Pré-escolar e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.

Num primeiro momento, Miró foi o mote para conversa, através da exploração de uma apresentação baseada na sua vida e obra. Foram ainda lançados vários desafios visuais, baseados nos livros “Ah!” e “Oh!” de Josse Goffin e a construção de um puzzle alusivo a uma pintura de Miró.

1º PERÍODO

miro

Planificação

2º PERÍODO

Dando continuidade às atividades delineadas no início do ano letivo e implementando o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, as crianças do Jardim de Infância de Castanheira do Vouga sabem já falar de Mondrian e até criar histórias bem originais à volta da sua obra.

                imagem1                     imagem1

____________________________________________________________

LITERACIA DOS MEDIA

Ano letivo 2016/2017

Planificação Literacia Media-BE

Recursos produzidos

Ano letivo 2015/2016

1º Ciclo

Tal como preconiza o referencial, com a literacia da leitura “O aluno lê e comunica, explorando conteúdos e situações para responder aos seus gostos, interesses e necessidades.”

A BE, num trabalho colaborativo e em articulação curricular com a turma do 1º ano da EB de Recardães, dinamiza atividades transversais e significativas, no âmbito da educação literária, de forma a desenvolver nos alunos os saberes do referencial.

1º período

Seguindo a planificação da turma, foram trabalhadas as histórias “Corre, corre, cabacinha” escrita por Alice Vieira e “A Flor vai ver o mar” de Alves Redol.

2º período

No âmbito do projeto “Todos juntos podemos ler”, foi trabalhada a obra “O Coelhinho Branco” de António Torrado, num trabalho colaborativo.

Coelhinho

Das atividades realizadas na exploração da obra, surgiu a apresentação de uma adaptação da mesma, na 2ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura.

CIL

3º período

Tendo em conta que a diversidade enriquece o grupo e potencia as vivências dos seus elementos, a diferença apresentar-se como uma mais-valia que funciona como corte na monotonia da homogeneidade.

Ao trabalhar a obra “A ovelhinha preta”, com texto e ilustrações de Elizabeth Shaw, foi valorizado este princípio de vida.

Após a leitura e exploração da obra, os alunos deram a sua visão da mesma, com recurso à ilustração, surgindo um livro em formato digital.
A ovelhinha preta

“>

2º Ciclo

 

Projeto

Imagem

 

Estabelecendo e fortificando “pontes” entre o passado e o presente, a procurar impacto no futuro, apelando à criatividade dos alunos, brincando com as palavras e respetivos sons…

Com a aposta em perpetuar a cultura de um povo heroico, cheio de HISTÓRIA, de talentos nas várias áreas do saber, com destaque para a dimensão literária, surgiram estes trabalhos…

O desafio partiu da Biblioteca Escolar, no âmbito do projecto “Lê aqui, escreve ali! Mãos à obra…”

Professora e os alunos do 6º D abraçaram-no…e deitaram mãos à obra!

Segue-se o produto final…

O ponto de partida?

Romance Tradicional…

NAU CATRINETA e BELA INFANTA

Os “Garrettes” do 6º D

A professora: Irene Fernandes

 

3º Ciclo

Trabalho colaborativo BE/ Técnicas de Comunicação e Escrita

Marcas deixadas pelos alunos do 7º Ba-escola

_______________________________________________________________________________________

uma-incerteza

__________________________________________________________________________________

A amizade

De um lado um amigo, do outro o inimigo

De um lado a verdade, do outro a falsidade

 Mas, como saber o que é a amizade?

Amizade, amizade

Feita de partilha, de segredos

 De sim, de não, mas nunca talvez.

Amizade vence medos

Conquista confiança

 Gera esperança

Uns sabem o que é a amizade,

Outros, ainda a procuram

Mas, todos procuram com certeza o que é a lealdade e a fortaleza.

Todos ao mundo mostraram

 Que a amizade é fácil de encontrar

 Mas também é preciso saber

Em quem se pode confiar.

 

Grupo: Carolina Rodrigues; Maria João Francisco; Ivone Simões; Cristiana Moreira; Diana Silva e Micael Duarte      – 7º B

____________________________________________________________

LITERACIA DA INFORMAÇÃO

“As práticas de literacia da informação visam dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o a cesso, produção e uso crítico do informação e para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável.”

Rede de Bibliotecas Escolares. Aprender com a Biblioteca Escolar. [Em linha]. Lisboa. [Consult. 21 jun.2016]

Disponível em:

http://www.rbe.mec.pt/np4/conteudos/np4/?newsId=681&fileName=Aprender_com_a_biblioteca_escolar.pdf

Ano letivo 2016/2017

Dando continuidade ao trabalho iniciado com os alunos da turma TRE04 da EB de Recardães, a equipa da BE dinamiza, este ano letivo, oficinas de formação em PowerPoint, com recurso à versão Web do Office (Office 365), seguindo um guião produzido para o efeito e articulando com os conteúdos de Estudo do Meio que a turma se encontra a trabalhar.

Planificação

Guião de trabalho

foto-blogue

Após várias sessões de formação/informação desenvolvendo as competências na utilização do PowerPoint, os alunos aprenderam a criar apresentações, com a orientação da equipa da BE, apresentando os trabalhos realizados à turma, onde foram analisados.

https://aeagueda-my.sharepoint.com/personal/tre04_grupo1_agrup-escolas-agueda_pt/_layouts/15/WopiFrame.aspx?sourcedoc=a7b9335f-c54b-4b72-b2c2-a36fa6c5e876&action=embedview&wdAr=1.7777777777777777

____________________________________________________________________

LITERACIA DOS MÉDIA

Dando continuidade ao trabalho iniciado com os alunos da turma do 8º B, a equipa da BE , quinzenalmente,  em articulação com as professoras de Técnicas de Comunicação e Escrita e  TIC  promove oficinas de formação no âmbito da Literacia dos Media

Planificação

Motivação

 

 

Ano letivo 2015/2016

A BE, num trabalho colaborativo  com a disciplina de História e Geografia de Portugal dinamiza atividades que contribuam para o uso crítico da informação.

O TESOURO

Planificação

 

____________________________________________________________________

 

OFICINAS DE FORMAÇÃO/INFORMAÇÃO

A BE, num trabalho colaborativo  com o departamento do 1º Ciclo dinamiza oficinas que contribuam para o uso crítico da informação.

Planificação

Anúncios