Aprender com a BE

O referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, enquanto instrumento de orientação dirigido à escola e às bibliotecas escolares, visa ser utilizado em iniciativas da biblioteca e em atividades de parceria, de caráter curricular ou extracurricular, devendo ser ajustado à realidade e condições de cada escola, sempre que necessário. Este referencial estrutura as aprendizagens a desenvolver pelos alunos, em cada nível/ciclo de ensino, relacionadas com as diferentes literacias, dotando as bibliotecas escolares de um conjunto de orientações definidoras da sua ação formativa e intervenção na relação transversal e articulada com o currículo.

_____________________________________________________

Aprender com a BE

Ano letivo 2017/2018

LITERACIA DA LEITURA – Turma TFC01

 O desafio  no sentido de dar resposta aos objetivos do projeto do ME sobre flexibilizazão curricular indo também  ao encontro dos objetivos do projeto Educativo do Agrupamento, nomeadamente:

 

  • 1 – Reforçar e promover o sucesso dos alunos e qualidade das aprendizagens e a consequente definição de metas e indicadores: a) reforçar a taxa de qualidade de sucesso em cada ano de escolaridade ; b) reduzir o insucesso nas áreas estruturantes de Português e Matemática.
  • 5 – Reforçar a função socializadora do Agrupamento através do desenvolvimento de sinergias com a sociedade envolvente, com o estabelecimento de parcerias e protocolos.
  • 8 – Promover uma cultura da disciplina, conscientemente assumida e valorizada pelos próprios alunos.
  • 9 – Promover iniciativas/atividades que fomentem a defesa do ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Embora de forma experimental, constituiu-se  a equipa formada pela escritora prof. Conceição Vicente, com obra publicada relacionada com as Lendas de Águeda; a professora bibliotecária, prof Clara Nogueira, a professora Aldora Queirós e a professora titular de turma Isabel Jerónimo.

Planificação

LITERACIA DA LEITURA – Turma TRE01

No âmbito da área de Apoio ao Estudo, e numa parceria com a BE, na turma TRE01 são exploradas as obras indicadas para a Educação Literária.

O SENHOR DO SEU NARIZ | ÁLVARO MAGALHÃES

Como registo da atividade, a turma produziu o reconto da história de forma rimada.

RECONTO DA HISTÓRIA

 

POEMAS DA MENTIRA E DA VERDADE | LUÍSA DUCLA SOARES

Após a leitura e exploração da obra, os alunos recriaram a ilustração de alguns dos poemas.

ILUSTRAÇÕES

 

TRINTA POR UMA LINHA | ANTÓNIO TORRADO

Como forma de registo, foi escolhida a história “Bolacha Maria” para um trabalho coletivo de reconto da mesma, com recurso da voz de alguns alunos da turma.

As ilustrações foram realizadas em trabalho de pares.

_____________________________________________________

 

LITERACIA DOS MEDIA – Turma TRE01

“As práticas de literacia dos média visam dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado. O aluno usa os média e espaços sociais de interação e comunicação de forma ética e responsável para produzir, comunicar e participar civicamente.

A biblioteca escolar cria condições de acesso e oportunidades de aprendizagem, capacitando os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática, de forma a contribuir para a sua inclusão numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos média.”

Aprender com a biblioteca escolar
Referencial de aprendizagens associadas
ao trabalho das bibliotecas escolares
na Educação Pré‑escolar e no Ensino Básico

Estando a iniciar a descoberta da Internet onde existe um interminável manancial de informação que deve ser alvo de criteriosa seleção, os alunos da turma TRE01, no 3º ano de escolaridade, podem contar com o precioso contributo da Biblioteca Escolar para se munirem das ferramentas necessárias a uma utilização da Internet com segurança.

Planificação da atividade

Questionário 

Avaliação das aprendizagens realizadas pelos alunos

 

ASSEMBLEIA DE TURMA

Numa perspetiva de dotar os alunos de competências sociais fundamentais para agir em sociedade, promovendo o debate com vista à resolução de problemas e conflitos inerentes à convivência em grupo, na turma TRE01, da EB de Recardães, é dinamizada pelos alunos uma Assembleia de Turma mensal, na área de Cidadania.

Nestas reuniões, é criada uma dinâmica de turma que permite a sua estruturação enquanto grupo, onde cada aluno pode exprimir a sua opinião, aprendendo a organizar as ideias, fundamentando as suas opiniões para intervir de forma consciente, reconhecendo também a legitimidade de outros pontos de vista.

Sendo ainda muito novas, estas crianças começam já a desenvolver o espírito crítico e reflexivo, no sentido de se tornarem cidadãos conscientes, responsáveis e interventivos.

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA DE TURMA

ATAS

 

Aprender com a Biblioteca Escolar |Trabalho colaborativo BE | JI – Castanheira do Vouga

Projeto: Descobrir na colaboração e partilha a Magia da Natureza:
Subprojetos de trabalho colaborativo: Área docente
“ À descoberta da natureza através de Frans Krajcberg e Vicent Van Goog” Pré escolar
 “À descoberta da filosofia na natureza” Filosofia
 ” Cliques imaginados e partilhados da Magia da Natureza” TIC
 “Leituras coloridas, em palavras imaginadas e partilhadas, na Magia da Natureza e dos sentimentos e emoções.” BE O Segredo do Rio

Quando a mãe grita

“ A Magia da Natureza do Planeta Terra” Ciências
“ A Magia da Natureza dos sentimentos” Psicologia

Exploração da obra: Segredo Rio de Miguel Sousa Tavares

____________________________________________________________

LITERACIA DA LEITURA

 

Ano letivo 2016/2017

1º Ciclo

Aprender a ouvir para saber recontar

Respondendo a uma proposta da professora da turma TFC04, e numa perspetiva de trabalho colaborativo no desenvolvimento da literacia da leitura, a equipa da BE criou com a turma uma dinâmica de leitura semanal intitulada Aprender a ouvir para saber recontar.img_20170120_151652

Tendo como base de trabalho o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, foi eleborada a planificação da atividade onde constam as aprendizagens associadas ao trabalho da BE, assim como aos conteúdos curriculares.

Planificação

Obras trabalhadas:

O Livro do Natal
capa

Uns óculos para a Rita

capa

img_20170303_151316

Uma história de dedos

 capa

A que sabe a Lua?

a-que-sabe-a-lua

O G é um Gato Enroscado

No desenvolvimento da atividade e no âmbito da comemoração do Dia da Poesia, os alunos recriaram “Adições“, um dos poemas da obra trabalhada.

Dois e dois são quatro,

Já não tenho sapato.

Três e três são seis,

Ainda não vi os reis.

Quatro e quatro são oito,

Nunca comi biscoito.

Cinco e cinco são dez,

É melhor lavar os pés.

Seis e seis são doze,

O rebuçado é muito doce.

Sete e sete são catorze,

O catorze é diferente do doze.

Oito e oito são dezasseis,

Faço desenho em papéis.

Nove e nove são dezoito,

Nunca mais faço 28!

Dez e dez são vinte,

O pintor que te pinte.

A Maior Flor do Mundo

Na EB de Recardães, a biblioteca escolar iniciou a exploração da obra “A Maior Flor do Mundo“, de José Saramago, uma das indicadas para a Educação Literária no 4º ano de escolaridade.

Numa articulação com o professor titular da turma, a exploração da obra será realizada em sessões semanais, à 5ª feira, ao longo do 3º período.

Planificação

 

1ª sessão:

Recurso 1

Recurso 2

2ª sessão:

Recurso

3ª sessão:

Livro digital | A Maior Flor do Mundo

 

Pré-escolar

No JI da Castanheira, as cores e as palavras misturaram-se numa simbiose harmoniosa.
Com uma metodologia baseada na leitura de textos e imagens, explorando conceitos associados à conceção e articulação destas duas vertentes, ajudando a educar o gosto estético e artístico das crianças e as suas competências analíticas e de compreensão, a equipa da BE dinamizou um 1º momento de muitos outros que estão previstos para este ano letivo, desenvolvendo atividades, em articulação com a educadora, no âmbito das Orientações Curriculares da Educação Pré-escolar e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.

Num primeiro momento, Miró foi o mote para conversa, através da exploração de uma apresentação baseada na sua vida e obra. Foram ainda lançados vários desafios visuais, baseados nos livros “Ah!” e “Oh!” de Josse Goffin e a construção de um puzzle alusivo a uma pintura de Miró.

1º PERÍODO

miro

Planificação

2º PERÍODO

Dando continuidade às atividades delineadas no início do ano letivo e implementando o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, as crianças do Jardim de Infância de Castanheira do Vouga sabem já falar de Mondrian e até criar histórias bem originais à volta da sua obra.

                imagem1                     imagem1

____________________________________________________________

LITERACIA DOS MEDIA

Ano letivo 2016/2017

Planificação Literacia Media-BE

Recursos produzidos

Ano letivo 2015/2016

1º Ciclo

Tal como preconiza o referencial, com a literacia da leitura “O aluno lê e comunica, explorando conteúdos e situações para responder aos seus gostos, interesses e necessidades.”

A BE, num trabalho colaborativo e em articulação curricular com a turma do 1º ano da EB de Recardães, dinamiza atividades transversais e significativas, no âmbito da educação literária, de forma a desenvolver nos alunos os saberes do referencial.

1º período

Seguindo a planificação da turma, foram trabalhadas as histórias “Corre, corre, cabacinha” escrita por Alice Vieira e “A Flor vai ver o mar” de Alves Redol.

2º período

No âmbito do projeto “Todos juntos podemos ler”, foi trabalhada a obra “O Coelhinho Branco” de António Torrado, num trabalho colaborativo.

Coelhinho

Das atividades realizadas na exploração da obra, surgiu a apresentação de uma adaptação da mesma, na 2ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura.

CIL

3º período

Tendo em conta que a diversidade enriquece o grupo e potencia as vivências dos seus elementos, a diferença apresentar-se como uma mais-valia que funciona como corte na monotonia da homogeneidade.

Ao trabalhar a obra “A ovelhinha preta”, com texto e ilustrações de Elizabeth Shaw, foi valorizado este princípio de vida.

Após a leitura e exploração da obra, os alunos deram a sua visão da mesma, com recurso à ilustração, surgindo um livro em formato digital.
A ovelhinha preta

“>

2º Ciclo

 

Projeto

Imagem

 

Estabelecendo e fortificando “pontes” entre o passado e o presente, a procurar impacto no futuro, apelando à criatividade dos alunos, brincando com as palavras e respetivos sons…

Com a aposta em perpetuar a cultura de um povo heroico, cheio de HISTÓRIA, de talentos nas várias áreas do saber, com destaque para a dimensão literária, surgiram estes trabalhos…

O desafio partiu da Biblioteca Escolar, no âmbito do projecto “Lê aqui, escreve ali! Mãos à obra…”

Professora e os alunos do 6º D abraçaram-no…e deitaram mãos à obra!

Segue-se o produto final…

O ponto de partida?

Romance Tradicional…

NAU CATRINETA e BELA INFANTA

Os “Garrettes” do 6º D

A professora: Irene Fernandes

 

3º Ciclo

Trabalho colaborativo BE/ Técnicas de Comunicação e Escrita

Marcas deixadas pelos alunos do 7º Ba-escola

_______________________________________________________________________________________

uma-incerteza

__________________________________________________________________________________

A amizade

De um lado um amigo, do outro o inimigo

De um lado a verdade, do outro a falsidade

 Mas, como saber o que é a amizade?

Amizade, amizade

Feita de partilha, de segredos

 De sim, de não, mas nunca talvez.

Amizade vence medos

Conquista confiança

 Gera esperança

Uns sabem o que é a amizade,

Outros, ainda a procuram

Mas, todos procuram com certeza o que é a lealdade e a fortaleza.

Todos ao mundo mostraram

 Que a amizade é fácil de encontrar

 Mas também é preciso saber

Em quem se pode confiar.

 

Grupo: Carolina Rodrigues; Maria João Francisco; Ivone Simões; Cristiana Moreira; Diana Silva e Micael Duarte      – 7º B

____________________________________________________________

LITERACIA DA INFORMAÇÃO

“As práticas de literacia da informação visam dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o a cesso, produção e uso crítico do informação e para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável.”

Rede de Bibliotecas Escolares. Aprender com a Biblioteca Escolar. [Em linha]. Lisboa. [Consult. 21 jun.2016]

Disponível em:

http://www.rbe.mec.pt/np4/conteudos/np4/?newsId=681&fileName=Aprender_com_a_biblioteca_escolar.pdf

Ano letivo 2016/2017

Dando continuidade ao trabalho iniciado com os alunos da turma TRE04 da EB de Recardães, a equipa da BE dinamiza, este ano letivo, oficinas de formação em PowerPoint, com recurso à versão Web do Office (Office 365), seguindo um guião produzido para o efeito e articulando com os conteúdos de Estudo do Meio que a turma se encontra a trabalhar.

Planificação

Guião de trabalho

foto-blogue

Após várias sessões de formação/informação desenvolvendo as competências na utilização do PowerPoint, os alunos aprenderam a criar apresentações, com a orientação da equipa da BE, apresentando os trabalhos realizados à turma, onde foram analisados.

https://aeagueda-my.sharepoint.com/personal/tre04_grupo1_agrup-escolas-agueda_pt/_layouts/15/WopiFrame.aspx?sourcedoc=a7b9335f-c54b-4b72-b2c2-a36fa6c5e876&action=embedview&wdAr=1.7777777777777777

____________________________________________________________________

LITERACIA DOS MÉDIA

Dando continuidade ao trabalho iniciado com os alunos da turma do 8º B, a equipa da BE , quinzenalmente,  em articulação com as professoras de Técnicas de Comunicação e Escrita e  TIC  promove oficinas de formação no âmbito da Literacia dos Media

Planificação

Motivação

 

 

Ano letivo 2015/2016

A BE, num trabalho colaborativo  com a disciplina de História e Geografia de Portugal dinamiza atividades que contribuam para o uso crítico da informação.

O TESOURO

Planificação

 

____________________________________________________________________

 

OFICINAS DE FORMAÇÃO/INFORMAÇÃO

A BE, num trabalho colaborativo  com o departamento do 1º Ciclo dinamiza oficinas que contribuam para o uso crítico da informação.

Planificação