LER.com

Um dos objetivos do programa e Metas Curriculares do Português do ensino básico é adquirir, interiorizar e automatizar os processos que permitem a descodificação do texto escrito, com vista uma leitura individual fluente.

Nos primeiros anos do ensino básico, assume uma grande importância a ligação entre a Oralidade e o ensino dos conteúdos do domínio da leitura e da escrita. Uma das primeiras realidades do ensino do Português no 1.º ciclo é o desenvolvimento da consciência fonológica e da consciência ortográfica. A leitura é uma forma eficiente de adquirir conhecimento…partindo deste propósito assim nasceu o  PROJETO

…que foi deixando marcas…

1º PERÍODO Calendarização

2º PERÍODO Calendarização

3ºPERÍODO Calendarização

OBRAS  APRESENTADAS


Sinopse

O Urso e a Formiga

Conhecem o urso-formigueiro, aquele urso de focinho comprido como uma tromba, tão guloso de formigas? Esta é a história do urso-formigueiro que teve de enfrentar uma formiga atrevida.
Mal o sol nascia lá ia o Urso-formigueiro à procura de formigas. Cheirava em todo o lado, procurava em todos os troncos, relvados ou rochedos. Fartas de andarem a fugir da gula do urso, as formigas resolveram dar-lhe uma lição que ele nunca esqueceria….

Fonte: encurtador.com.br/eoK05

Os Ovos Misteriosos

Sinopse

Uma galinha cansada  de viver no mesmo sítio, de pôr ovos na mesma família (mais de 1000 mês), resolveu mudar de ares para outro lugar. Construiu um novo ninho (o mais fofo e bonito que possam imaginar!) pôs um ovo e resolveu repousar e chocar! Cada vez que precisava de sair para resolver qualquer assunto, quando chegava ao ninho encontrava mais um ovo, de diferentes cores e até de tamanhos variados. Espantada, resolveu aguardar até … que, ao começarem a estalar dos ovos, saíram os bichos mais variados: papagaio, serpente, crocodilo, avestruz e o pinto.
A galinha para todos tinha um gesto de amor, tentando sempre agradar aos seus filhotes.

Fonte: http://rbcarganil.blogspot.pt/2009/02/os-ovos-misteriosos-de-luisa-ducla.html

O H perdeu uma perna

Sinopse

O H, nosso herói, habitante do abecedário, humilde, honrado e honesto, perdeu uma perna enquanto praticava natação.

O que há de fazer o H?

“Eu vou mas é perguntar às outras letras do alfabeto se me podem ajudar. Talvez me possam dar um bocado de si próprias. Assim, eu fico outra vez um H como deve ser.”

http://www.wook.pt/ficha/o-h-perdeu-uma-perna/a/id/170848

Todos no Sofá

Sinopse

Que bom é estar no sofá. Mas se nove amigos, entre eles um elefante, resolverem sentar-se ao nosso lado, o que acontecerá?

Fonte: https://www.wook.pt/livro/todos-no-sofa-luisa-ducla-soares/196410

 

TESTEMUNHOS


LER.com a família em Assequins

Criar o gosto pela leitura passa também por dar o exemplo. Esta foi a ideia que nos levou a incentivar a família a participar em mais uma iniciativa de articulação com a Biblioteca Escolar.

São já alguns os momentos de leitura que têm sido partilhados entre algumas mães e nossos alunos. Sem dúvida que a presença das suas mães é um motivo de orgulho e que os “nossos meninos” ficam satisfeitos por saberem que a mãe vem à escola e que vem ler também aos colegas.

Bem haja por terem aceite o desafio!

TAS01 – EB Assequins

LER.com a família continua em Assequins

O “Ler.com” a família, continua em Assequins. Continuamos a ter algumas encarregadas de educação a vir a escola para promover a importância da leitura, na turma.

Desta feita, além da turma, toda a escola teve a oportunidade de participar e tirar proveito, no âmbito da semana da leitura, do envolvimento de duas encarregadas de educação. A história da Menina do Mar e a história do “Pingo de Chuva”, foram duas das histórias que ouvimos.

Sem dúvida que são momentos que certamente ficam na memória de todos, principalmente, dos meninos cujos pais estão mais diretamente envolvidos.

Desde já, o nosso obrigada! É bom sabermos que podemos contar com o vosso apoio e colaboração!

As professoras – EB Assequins